DICAS/NORMATIVAS DE SEGURANÇA
Os usuários do FLIIG deverão se nortear pelas normativas de segurança na hora de comprar ou vender. Essas regras não são vinculantes mas ajudam para que não haja evicção do bem ou qualquer vício na aquisição.
Nunca pague com antecedência a um vendedor que você não conhece.
Mesmo que o vendedor/ofertante forneça a você informações e dados pessoais, isso não garante a veracidade/idoneidade do mesmo, portanto não deixe de avaliar o fornecedor na página do Portal do FLIIG correspondente a avaliação do fornecedor ou em sites específicos.
Quando possível, peça a Nota Fiscal original e um recibo da compra.
Nunca envie produtos antes de ter definido e finalizado os termos de pagamento. O melhor é sempre encontrar em lugar público para finalizar a venda.
Importante: O FLIIG NÃO expede nenhuma confirmação de pagamento do item, uma vez que não há qualquer relação com as transações entre os usuários.
Nunca clique em links que dizem ser de bancos, instituições financeiras ou serviços de pagamento online. O FLIIG não envia e-mails que não sejam relativos ao negócio
LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO QUE A RESPONSABILIDADE DO FLIIG ESTA ADSTRITA AO LEVANTAMENTO DE DADOS ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS, A TÍTULO DE ORIENTAÇÃO TEM-SE QUE: Aprenda a identificar Fraudes e Golpes:
A oferta, o anúncio parece bom demais para ser verdade (preço muito baixo, doações, etc).
Alguém pede o número da sua conta bancária ou do cartão de crédito ou pede para você enviar dinheiro ao exterior. Nunca clique em nenhum link em e-mails que vêm de quem afirma ser um banco ou outra instituição financeira.
Quando é pedido que você envie o dinheiro antes de ver o item.
O ofertante/ fornecedor/vendedor pressiona você para finalizar a compra.
O ofertante/fornecedor/vendedor envia mensagens com o português estranho. Exemplo: lindas cachorrinhas novos (parece um português falado por estrangeiros).
O FLIIG é um portal seguro, sabe por quê? Porque você consumidor tem condições de consultar o histórico de avaliação e pontuação do fornecedor para decidir seu negócio. Este histórico é realizado pelos próprios consumidores. Jamais realize uma negociação e envie o seu dinheiro sem receber o cupon original do FLIIG que é outro diferencial pensado para sua segurança. E, se houver dúvida é só contatar o CAF- CENTRAL DE ATENDIMENTO FLIIG.
Consulte na nossa página de avaliação (clique aqui), essa avaliação/pontuação dos Fornecedores será construída ao longo do tempo, com as negociações efetivas que acontecerão no FLIIG. Por isso, sugerimos que você também consulte em outros sites específicos.
Formas de pagamento online. Conheça:
No FLIIG após a negociação o consumidor (FLIIGUER), receberá um cupom com as informações de como efetuar a compra com o fornecedor escolhido. As informações contidas no cupom foram imputadas pelo próprio fornecedor.
O FLIIG orienta:
Algumas formas de pagamento internacional oferecem maior segurança, por exemplo o Paypal, porém isso não é comum. Nunca utilize os métodos de pagamento como o Western Union, MoneyGram ou BidPay, já que será muito difícil controlar ou cancelar o seu pagamento com estes serviços. Estes serviços também tendem a ser muito populares entre os fraudadores pelas mesmas razões citadas.
Nunca envie dinheiro antecipadamente;
Se o pagamento for por boleto bancário, verifique a procedência do fornecedor;
Prefira sempre a realização da negociação com o pagamento em cartão de crédito;
Se marcarem um encontro, escolha um local público e vá sempre acompanhado;
Itens roubados
É importante ter certeza de que o item que você irá comprar não é roubado. O dono do produto pode ter o direito de recuperar o item que foi roubado, mesmo que você o tenha comprado de boa fé.
Recomendamos, sempre que possível, pedir o recibo da compra e a Nota Fiscal original, especialmente para eletrônicos e itens de marca.
Se não tiver certeza, verifique com a Polícia para ver se o item não foi dado como roubado / desaparecido.
Se você suspeita que o item tenha sido roubado, entre em contato com a Polícia.
Itens falsificados e piratas
No FLIIG é proibida a venda de produtos falsificados, pirateados ou obtidos ilegalmente. Às vezes é difícil determinar se um produto é genuíno ou falso. Em algumas categorias de produtos é obrigatório declarar que o item à venda é autêntico..
Quando for comprar...
Peça o recibo e a Nota Fiscal original.
Se não houver recibo, pergunte ao vendedor a procedência do produto para verificar a autenticidade.
Cuidado com itens baratos demais para serem originais.
Tome cuidado redobrado nas categorias de Videogames, Computadores e acessórios, Telefonia, Áudio, TV, vídeo e fotografia, Bijuterias, relógios e jóia e Outras Vendas.
Caso o produto seja falsificado ou pirateado, não se esquece de denunciar a oferta em nosso site. Isso pode ser feito através da nossa Central de Atendimento FLIIG - CAF - www.fliig.com.br/fale-conosco
Quando for vender...
Forneça ao comprador a Nota Fiscal e toda a documentação necessária para mostrar que o produto oferecido é genuíno.
Pagamento em que se exige envio de dinheiro ou produtos
Muitas fraudes e golpes ocorrem quando o comprador envia o dinheiro antes de receber a mercadoria ou quando o vendedor envia o produto sem receber o dinheiro do comprador. Na maioria das vezes, estes golpes são feitos por e-mail e os fraudadores pedem para enviar produtos ou dinheiro adiantados. Aconselhamos nunca enviar produtos ou dinheiro para fora do país. Sugerimos que ignore qualquer pedido deste tipo, já que estes geralmente são fraudulentos.
Como identificar golpes nacionais:
O vendedor pede envio do dinheiro adiantado e promete enviar o item via Sedex com código de rastreamento.
Estes golpes acontecem muito nas categorias de computadores e acessórios, Telefonia, Áudio, TV, vídeo e fotografia.
Como identificar golpes internacionais:
Os e-mails geralmente são escritos em inglês ou outros idiomas. Se em português, contém erros de gramática e ortografia.
Estes e-mails geralmente são enviados de endereços de e-mail gratuitos, tais como Yahoo!, Gmail, Hotmail, etc. e possuem as extensões de outros países (como yahoo.fr, ymail.co.uk, etc).
O comprador geralmente vai oferecer mais dinheiro do que você está pedindo.
O comprador geralmente quer pagar ou receber via transferência internacional de dinheiro ou através de cheque.
Em alguns casos, o golpista envia uma prova de pagamento falsa.
ORIENTAÇÃO SOBRE FORMA DE PAGAMENTO
Fique atento e não se deixe enganar , dê preferência à realização de negociação com o pagamento em cartão de crédito;
A administradora de cartão tem formas de verificar se o mesmo foi fraudado ou clonado e deve se responsabilizar solidariamente caso haja omissão de sua parte , imperícia ou imprudência.
Acompanhe o Fliig nas redes sociais
facebook google + linkedin instagram twitter youtube blog