E aí, vai fliigar hoje?
Imagine um mercado turco, chinês, indiano... Se o consumidor não entrar em uma negociação de preço, não leva a mercadoria. Pois é meio inspirado nessa lógica que o grupo inHouse, de contact center, lança no Brasil a plataforma de compras online Fliig.
Em outubro de 2011, Silvia Marinho, sócia da inHouse, foi convidada a assistir uma palestra sobre "A Evolução do Consumo"e guardou a mensagem de um dos palestres. Segundo ele, pesquisas revelavam que o futuro do consumo seria marcado por uma relação diferente entre consumidores e fornecedores. Os consumidores é que iriam definir o quanto gostariam de pagar pelo produto ou serviço desejado. Resultado: desde 2013 a equipe da inHouse começou a desenvolver uma plataforma online que permitisse isso. E em 2 de setembro o serviço Fliig entrou no ar, ainda em fase beta.
"Criamos uma plataforma C2B", resume Welson Marinho, Diretor Comercial do Fliig.
O portal permite que o consumidor defina um produto ou serviço que deseje adquirir e decida o quanto aceita pagar por ele. A partir daí, fornecedores cadastrados na plataforma iniciação uma negociação, ofertando produtos idênticos ou similares ao desejado, por preços bem próximos ao especificado pelo consumidor. A plataforma funciona como um balcão de negociações, ideal para comerciantes que aceitem baixar sua margem de lucro para reduzir estoques, por exemplo. "O fornecedor não tem a obrigatoriedade de ofertar exatamente aquilo que foi pedido", explica o executivo.
No momento do cadastro das preferências, o cliente opta pelo preço e condições de pagamento mais favoráveis para ele. Já os fornecedores têm a oportunidade de oferecer um produto ou serviço que sabem que está sendo demandado, de forma mais dinâmica e certeira, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. O que pode fazer toda a diferença sobretudo para o pequeno e médio empresário ou lojista.
A empresa cadastrada no Fliig também pode contratar relatórios e pesquisas de mercado referentes ao comportamento de consumo, publicidades no site, entre outros recursos para otimizar seu negócio.
Para facilitar a relação entre consumidores e fornecedores, o Fliig oferece uma lista de produtos e preços disponíveis na web. Assim fica mais fácil fliigar de forma justa, e concluir a compra de forma rápida e econômica.
"Nós criamos o Fliig com o objetivo de proporcionar liberdade de escolha e poder de decisão de compra aos consumidores, tudo isso num ambiente seguro e dinâmico. Fliigar é um novo verbo, uma ação, uma escolha, uma liberdade... É você poder escolher um produto, bem ou serviço que deseja e dizer quanto e como quer pagar por ele”, comenta Silvia Marinho, idealizadora e CEO do Fliig.
Welson Marinho reconhece que a maior dificuldade será criar a cultura da negociação entre os brasileiros. E conquistar a confiança do mercado para o novo modelo. Para isso, o Fliig conta com a chancela da InHouse, há mais de 20 anos no mercado nas áreas de Contact Center, marketing, TI, Mkt de Relacionamento e Terceirização de Recursos Humanos. Entre os clientes da inHouse estão a Danone, a Mattel, várias indústrias farmacêuticas...
Razão pela qual, todo produto demandado e ofertado passa pelo crivo da equipe do Fllig. "Sabemos que muitos mercados são fortemente regulados. Outros dependem de anuências prévias", comenta Welson. Nesses casos, a equipe do Fliig entra em contato com consumidores ou fornecedores para explicar os motivos de não aceitação do cadastro.
"Outro dia um usuário nosso quis colocar o pedido de compra de um cachorro. Recusamos. Sabemos que há uma série de questões com vigilância sanitária, ONGs, etc", conta o executivo.
Nesta fase de lançamento, até fevereiro do próximo ano, o uso do Fliig será gratuito para consumidores e fornecedores. Depois de fevereiro, os fornecedores passarão a pagar algumas taxas. As ofertas podem ser públicas ou privadas. Ofertas públicas geralmente iniciam um leilão entre os fornecedores.
"O Fliig é bastante dinâmico e fácil de utilizar, pois acaba sendo intuitivo", explica Welson. Mas, para não deixar dúvidas, um tutorial completo conduz o usuário pelo portal.
A plataforma funciona na Web (www.fliig.com.br), basicamente. Mas um app nativo para os sistemas iOS e Android já está em desenvolvimento.
Fonte: IDG Now
Conteúdos Relacionados
Conseguir economizar a energia do celular é algo interessante, porque as vezes pode surgir emergências. Normalmente, tem pessoas que não podem ver uma tomada que correm logo para carregar um pouco o celular.
O FIFA 19 se diferencia do game anterior e é necessário citar que agora tudo ficou bem melhor. A inteligência artificial agiu de uma forma tão interessante que um defensor interceptou uma bola sem que o jogador fizesse nada. Tudo graças a perna que ele esticou e assim as coisas funcionam bem melhor.
Ter acesso a uma lista com as melhores câmeras da atualidade é algo relevante para as partes envolvidas. Dessa forma, sendo semiprofissional ou compacta, é preciso que alguns aspectos sejam considerados por todos.
Acompanhe o Fliig nas redes sociais
facebook google + linkedin instagram twitter youtube blog