Dicas para Vencer no Varejo Online
Nosso país em crise econômica e política! Fase difícil de enfrentar num ambiente em que todos os dias somos expostos a notícias pouco animadoras. Mas cabe a nós nos motivarmos e irmos em frente - não podemos parar diante da crise! É necessário avaliar com discernimento e procurar alternativas, olhar para a situação com mais cuidado e conquistar novas oportunidades para a sobrevivência e expansão dos negócios.
E como fazer isso se muitas vezes nos sentimos perdidos diante das alternativas e de um terreno ainda desconhecido?
Para começar, afirmo com toda a certeza que é preciso desmitificar a venda online – sim, ela existe e é está ao alcance de todos - e encarar a realidade de que o comportamento de compra mudou, portanto não há mais como ignorar essa excelente plataforma de comércio que é a Internet.
Compartilho algumas dicas que vão ajudá-lo nessa gratificante experiência:
Objetivo/meta:Traçar metas, saber aonde e como chegar devem fazer parte de um mesmo plano. Não adianta apenas dizer que quer aumentar as vendas. É preciso pesquisar o mercado, quais as opções, como alcançar e estar mais próximo do meu cliente em potencial. Já aqui a Internet aparecerá como a melhor opção custo-benefício. Inclusive existem plataformas que funcionam como verdadeiras vitrines virtuais que facilitam a interação com os consumidores e, o melhor, sem a necessidade de realizar grandes investimentos em infra-estrutura própria.
Avaliação:conhecer a sua estrutura é fundamental. Avalie a estrutura - física e online, caso você já tenha -, profissionais, processos, tecnologia e, sobretudo, seu consumidor. Dessa forma, você poderá partir com segurança para a etapa seguinte.
Investimento:Feita a avaliação, você já é capaz de definir onde e como precisa investir. E aqui não me refiro apenas a dinheiro, mas também tempo, ações de marketing, entre outros. Otimizar o investimento faz toda a diferença, saber administrar a verba, focar no que pode gerar os resultados esperados. É imprescindível que o varejista inove no seu negócio! Hoje, o melhor investimento é aquele que aumentará o diferencial, que ampliará o serviço agregado e afetará a relação direta com o consumidor.
Engajamento:Uma vez definidas as metas e os caminhos que nos levarão a elas, é importante criar métricas de desempenho para os profissionais, atrelando isso ao bônus pela rentabilidade conquistada, rever os processos utilizados, fazer uso da tecnologia disponível e agregar serviços melhores.
De olho no consumidor: é importante melhorar ainda mais o relacionamento com o seu cliente em potencial, criar um canal aberto para ouvir o que ele tem a dizer e compreender suas necessidades e ampliar o diálogo entre cliente e empresa para que você exponha seus diferenciais, divulgar as novidades da marca, bem como reforçar os valores e princípios defendidos pela empresa. Já para os varejistas que ainda não comercializam seus produtos pela internet, é necessário seguir nesta direção para entrar, o mais rápido possível, nesse nicho do mercado onde a competição é grande, mas há espaço para todos.
Quem não comunica...A comunicação é peça chave para se obter sucesso no varejo. Comunique-se! É preciso falar sobre seu negócio diretamente com quem quer comprar, oferecer condições para ouvir o seu público e ter a percepção de quem é o seu público e o que ele deseja consumir. E aqui, mais uma vez, a Internet oferece uma excelente relação custo-benefício. Crie mecanismos que possibilite você achegar-se ao seu consumidor, faça a aproximação sempre respeitando o real interesse de compra dele.
Enfim, o país está em crise, mas o mercado online está em expansão, como já falamos, temos varejistas de grandes nomes que estão abandonando sua posição física para vender somente pela internet. O e-commerce não para de crescer, ele não está saturado!
Boa sorte!
Autor:Welson Marinho, Diretor Comercial do Fliig, ferramenta de comércio eletrônico, que permite que o consumidor escolha quanto e como quer pagar.
Mais informações aqui: https://www.fliig.com.br/seja-fornecedor
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