Porque não estou vendendo



Em tempos de crise soluções criativas são necessárias para que o seu cliente invista em seu produto ou serviço. Independe da macro situação econômica, se você não está vendendo, pode sim estar fazendo algo errado e, diferentemente da resseção econômica, esta é uma situação na qual você pode e deve fazer algo a respeito para mudar este quadro.

Se acredita no seu produto ou serviço e vê valor no que faz e vende, mude seu quadro de vendas identificando os erros que pode estar cometendo, aplicando as soluções a partir destas três etapas básicas no processo de vendas:

1. Você não está atraindo novos clientes

Uma loja vazia certamente não vai gerar vendas. Não há nada que se possa fazer para mudar a realidade de vendas de uma loja vazia, a não ser o óbvio: Levar clientes até esta loja!

Basta um pequeno declive na curva de lucros para líderes inseguros, principalmente de pequenas e médias empresas, cortarem seus investimentos em marketing. Em muitos casos, este comportamento se torna um ato “suicida” para os negócios. Eliminar os custos com marketing quando as coisas vão mal nos negócios traz o mesmo resultado que privar uma planta da água e do sol e esperar até que as coisas passem. Ela pode até durar por algum tempo, mas é certo que a sua vida está com os dias contados. Clientes são o que dão vida ao seu negócio.

Apesar de ser uma atitude segura e racional, não apenas em momentos de crise, buscar diminuir os custos e gastos de manutenção do processo de venda, por consequência, os gastos em geral com marketing. No entanto, o caminho está em usar soluções criativas para suas estratégias de marketing, nunca eliminá-las.

2. Você não sabe vender

Pensar em vender é, antes de tudo, ajudar alguém a comprar. Isto porque, a venda em si, não passa de uma ilusão que depende da compra para existir. Entender as etapas de compra é o ponto fundamental para aplicar seus conhecimentos como bom vendedor.

Segundo a teoria de marketing, as etapas de compra de um produto, bem ou serviço, podem ser resumidas em três fases: descoberta,decisão e dúvida.

Um vendedor que tem conhecimento destas três etapas, sabe que não adianta atuar da mesma maneira nos três momentos, reservando ações de ordem que condizem à cada etapa.

3.Você não faz pós-vendas

Conquistar um cliente novo custa cinco vezes mais do que manter um antigo.

Muitos empreendedores têm medo do pós-venda, se esta for a sua realidade, repense não apenas o seu medo, mas todo o seu negócio. Se o seu modelo de negócio tiver que ser blindado de críticas, tem algo de muito errado com ele.

E este pode ser o grande entrave que está limitando o crescimento do seu negócio. Ouvir o seu consumidor é a melhor forma de se moldar e oferecer uma solução que seja realmente útil para o dia a dia. Lembre-se, os primeiros a serem cortados são aqueles produtos ou serviços que não oferecem valor aos seus consumidores.






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